quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal


Pela primeira vez na história editorial portuguesa e internacional é publicado um dicionário de horizonte tão abrangente dedicado às ordens e às suas metamorfoses à luz de um ideário de ecumenismo cultural e científico.
Nesta obra inédita, o leitor encontra um extraordinário e exaustivo trabalho de investigação e redacção que reúne um conhecimento actualizado e global da natureza e acção dos mais diversos tipos de ordens que marcaram e ainda marcam presença actuante no nosso país, sem deixar de os integrar nas redes internacionais de onde nasceram ou que deram origem.
Ordens Católicas, Protestantes, Hindus, Budistas, Maçónicas, Esotéricas, Templárias, Míticas, Honoríficas e Profissionais são aqui dadas a conhecer com rigor e amplitude de visão, tendo-se procedido também à análise daquilo que tem sido a dimensão do seu papel e influência na sociedade portuguesa.
São centenas de instituições, umas mais conhecidas outras menos ou praticamente incógnitas, aquelas que nesta obra encontram um espaço de conhecimento que até hoje nunca tinha sido sistematizado deste modo e disponibilizado ao grande público.
Durante cerca de uma década, mais de 150 investigadores, consultores e coordenadores de diferentes formações científicas e filiações ideológicas, apoiados por diversas instituições académicas, culturais e, algumas delas, ligadas às próprias ordens estudadas trabalharam com denodo para edificar esta obra que pela dimensão e novidade do conhecimento revelado enriquecerá a cultura portuguesa.
Autores:
José Eduardo Franco
José Augusto Mourão
Ana Cristina da Costa Gomes
Editora: Gradiva
Edição: Maio 2010
Preço: € 99.00

Sem comentários:

Enviar um comentário