segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O mundo de soma zero

Durante os últimos trinta anos, todas as grandes potências mundiais aderiram à globalização. Mas a crise económica que atingiu o mundo em 2008 alterou drasticamente a lógica das relações internacionais. Os benefícios da globalização para essas grandes potências já não são tão evidentes. Os Estados Unidos e a União Europeia enfrentam dificuldades cada vez maiores que decorrem da ascensão política e económica da China e de outras economias emergentes. O mundo também se debate com um conjunto de problemas verdadeiramente globais, que vão das alterações climáticas à proliferação nuclear, e são foco de rivalidades e divisões entre países. Após um longo período de cooperação internacional, o conflito está de regresso à política global. O mundo de sucesso mútuo está a dar lugar ao mundo de soma zero.
A lógica da soma zero, na qual o lucro de um país equivale à perda de outro, impediu que as nações chegassem a acordo no combate às alterações climáticas e ameaça conduzi-lasa um novo declíneo económico generalizado. A lógica de soma zero está por detrás de outros problemas internacionais, como a guerra do Afeganistão ou o acesso às reservas de energia, à águ a e alimentos. Estas questões políticas e económicas podem provocar novas guerras, catástrofes ambientais e crises financeiras agravadas.
O Mundo de Soma Zero define os termos de um novo debate. Gideon Rachman mostra claramente que ao optimismo decorrente do colapso da União Soviética, sucedeu, no rescaldo da grande crise financeira, uma profunda ansiedade. Neste livro obrigatório, Rachman sustenta que a política internacional se tornou muito mais perigosa e volátil e explica o que se pode fazer para contrariar essa lógica debilitante de um mundo de soma zero.

Autor: Gideon Rachman
Editora: Quetzal
PVP: 17.76€

Sem comentários:

Enviar um comentário