quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Papalagui

Papalagui é um humilde contributo a respeito da natureza humana e da busca da felicidade que continua a tocar milhões de pessoas em todo o mundo.
Os Papalagui, para a tribo da aldeia Tiavéa, são os homens brancos, os estrangeiros.
Este livro resulta de uma colectânea a de textos escritos por Tuiavii, chefe da tribo samoana de Tiavéa, e dados a conhecer ao ocidente em 1920 por Erich Scheurmann, que com ele conviveu naquela ilha do Pacífico Sul.
Escrito de uma forma simples e honesta - fruto de uma capacidade de observação sem igual -, oferece-nos um relato impressionante e sincero a respeito da civilização ocidental.
Depois da visita à Europa, Tuavii regressa à sua ilha natal e escreve vários discursos com a finalidade de dar a conhecer ao seu povo o uso e costumes da sociedade ocidental.
Pleno de verdade e com salpicos de humor, Tuiavii descreve ao seu povo a vida dos Papalagui (os ocidentais), narrando os seus hábitos, sensibilidades e maneiras de pensar, obstinados com a necessidade de possuir riqueza e bens materiais, cheios de ilusões e arrogância perante a natureza, mas carentes de afecto, sabedoria e verdadeira felicidade.
Oferece-nos uma visão cheia de amor e sabedoria que nos mostra como o dinheiro, o egoísmo, a produção e o consumo maciço de bens que não necessitamos nos levaram ao individualismo, à falta de tempo e ao esgotamento dos recursos da Terra.

Autor: Tuiavii Tiavéa
Tradução: Ana Saragoça
Editora: Marcador
PVP: 11.00€

Sem comentários:

Enviar um comentário