sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Envelhecimento Da Sociedade Portuguesa



Todos envelhecemos, por isso o envelhecimento individual (de cada um de nós) faz parte do nosso quotidiano. Porém, começamos recentemente a ser confrontados com um outro envelhecimento, de tipo colectivo: o envelhecimento da população em geral.
A população envelhece porque a Humanidade cresceu em conhecimento técnico-científico e as condições de vida das populações melhoraram. Mas, apesar de o envelhecimento populacional poder ser percebido como uma história de sucesso, é frequentemente entendido como uma verdadeira ameaça ao futuro da sociedade em que vivemos.
Este ensaio começa por falar das razoes que conduziram à situação demográfica em que nos encontramos. Argumenta, em seguida, que a aflição com o envelhecimento da população é muito explicada por um outro envelhecimento mais profundo: a incapacidade de a sociedade adaptar as suas estruturas sociais e mentais à evolução dos factos. Propõe, por fim, um rumo alternativo de organização social sintonizado com as realidades sociodemográficas em curso.

Autor:Maria João Valente Rosa
Editora: Fundação Francisco Manuel Dos Santos
Colecção: Ensaios da Fundação, nº 26
PVP: 3.50€

Sem comentários:

Enviar um comentário