quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Robert Enke: Uma Vida Curta Demais



Robert Enke parecia ter encontrado o seu lugar ao sol. Estava num grande clube e imperava à baliza da selecção alemã - aos 32 anos era, finalmente, uma estrela.No dia 10 de Novembro de 2009 disse adeus à sua mulher e deu um beijo na testa à sua filha adoptiva de 10 meses. Saiu de casa, conduziu sem rumo ao longo de oito horas, até estacionar junto a uma linha férrea. E atirou-se para debaixo de um comboio.
O suicídio foi noticia em todo o mundo. Os alemães esqueceram as rivalidades clubísticas e juntaram-se aos milhares no funeral. As ondas de choque chegaram a Portugal, onde Robert Enke tinha vivido alguns anos mais felizes da sua vida. Mesmo por cá, a sua popularidade tinha há muito transcendido as cores do Benfica. Ele era "O Enke", um rapaz educado de sorriso tímido, que se tinha matado sem ninguém perceber porquê. 
A premiada biografia "Uma vida curta demais" revela-nos o mistério dessa morte. É uma notável reconstituição de uma vida onde a depressão foi sempre escondida, onde os ataques de pânico eram combatidos jogo a jogo. É uma historia de infortúnios  de jogadas sujas de bastidores, onde vemos desfilar as várias personagens que participaram involuntariamente no drama, de José Mourinho a Vale e Azevedo, de Louis Van Gaal a Jupp Heynkes.
Mas é acima de tudo a historia de alguém que todas as semanas, em estádios com milhares de espectadores  se sentia o homem mais solitário do mundo - e que durante cada jogo, sob a luz dos holofotes, tentava apenas não pensar na angustia que o dominava, na vida de segredos, na filha que em tempos perdera...

Autor: Ronald Reng
Editora: Lua de Papel
PVP: 16.60€

Sem comentários:

Enviar um comentário